Esta recruta terá a duração de aproximadamente 8 meses, com 2 a 3 formações semanais de 3 horas, em horário pós-laboral e inclui os módulos de: Legislação, Emergência Pré-hospitalar, Incêndios Urbanos, Incêndios Florestais e Salvamento e Desencarceramento.

Os Bombeiros Voluntários usufruem de direitos e regalias em diferentes áreas, designadamente: educação, através do reembolso de propinas e taxas de inscrição; Benefícios de isenção de pagamento no âmbito do Serviço Nacional de Saúde; Aumento do tempo de serviço para efeitos de aposentação, entre outros.

Tem também como regalias:

  • Reembolso de 50 % das despesas suportadas com berçários, creches e estabelecimentos da educação pré-escolar;
  • Acesso aos refeitórios da Administração central e local do Estado nas mesmas condições que os trabalhadores em funções públicas;
  • Redução de 50 % em todas as taxas e emolumentos cobradas pelos organismos tutelados pelo membro do Governo responsável pela área da administração interna;
  • Entrada gratuita nos museus e monumentos nacionais
  • Acesso gratuito ao complexo desportivo da AHBVC.

Recorde-se que em Portugal continental existem 450 corpos de bombeiros, entre associativos, municipais, sapadores e privados, num total de mais de 40 mil bombeiros, com especialização proporcionada pela Escola Nacional de Bombeiros em mergulho, desencarceramento, salvamento em grande ângulo ou condução todo-o-terreno.

Para inscrever-se, basta preencher o formulário, no fim desta página ou descarregar a proposta de alistamento AQUI, preenchê-la e entregar no nosso quartel, acompanhada de duas fotografias tipo passe!

Será posteriormente convocado para uma sessão de apresentação, com outros inscritos, onde será explicado o funcionamento da recruta e todos os deveres e direitos dos recrutas e onde poderá confirmar a sua intenção de prosseguir com a inscrição.

Requisitos mínimos:

Idade mínima de 17 anos e máxima de 45
Escolaridade mínima obrigatória e reconhecida legalmente em PortugalRobustez física e psicológica
Espírito de equipa
Espírito de entreajuda

Residência PREFERENCIAL, nos concelhos de Cascais, Oeiras ou Sintra.

Perguntas frequentes (em atualização)

Não! Como o nome indica, os Bombeiros voluntários, são voluntários, não recebendo qualquer compensação pelo serviço prestado, exceto, em dispositivos e operações especificas ao longo de ano e de forma não contínua 

O ingresso na carreira de bombeiros, faz-se com a idade mínima de 18 anos e máxima de 45.


Para tal pode dirigir-se ao Corpo de Bombeiros da sua área de residência, efectuando a sua inscrição como estagiário, fase esta que obriga à frequência com aproveitamento do Curso de Instrução Inicial de Bombeiro, composto por seis módulos com um total de 350 horas de formação.

Assim e ainda que a idade de ingresso no Corpo de Bombeiros seja os 18 anos, para inicio do estágio bastará já ter completado 17 anos uma vez que o estágio tem a duração mínima de um ano.

Pode ainda, antes dos 17 anos, ingressar num corpo de bombeiros para as escolas de infante e cadetes, que se destinam à formação no âmbito do voluntariado e da protecção e socorro.

Para a escola de infantes poderão ser recrutadas crianças com idades entre os 6 e os 13 anos.

Para a escola de cadetes, jovens entre os 14 e os 16 anos.

Se deseja inscrever-se como bombeiro preencha o formulário presente nesta página

É a formação teórica e prática para ingresso na carreira de bombeiro, realizada nos respetivos Corpos de Bombeiros ou eventualmente em local devidamente certificado pela Escola Nacional de Bombeiros, e que tem como objectivo a formação em seis grandes áreas:


  • Módulo I – Introdução ao Serviço de Bombeiro: 25 horas de formação que visam dotar os formandos de competências técnico-operacionais de base.
    Módulo II – Equipamentos, manobras e Veículos: 25 horas de formação que visam dotar os formandos de competências técnico-operacionais ao nível dos equipamentos, manobras e veículos
    Módulo III – Tripulante de Ambulância de Transporte/Técnicas de Socorrismo: 50 horas de formação que visam dotar os formandos com competências ao nível das técnicas de socorrismo.
    Módulo IV – Técnicas de Salvamento e Desencarceramento: 50 horas de formação que visam dotar os formandos de competências ao nível das técnicas de salvamento e desencarceramento rodoviário e similar.
    Módulo V – Operações de Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais: 50 horas de formação que visam dotar os formandos de competências técnico-operacionais para actuar num incêndio urbano ou industrial e realizar todas as acções que de alguma forma contribuam para a resolução do incêndio, salvamento e resgate das potenciais vítimas.
    Módulo VI – Operações de Extinção de Incêndios Florestais: 50 horas de formação que visam dotar os formandos de competências técnico-operacionais para actuar num incêndio florestal.
  •  

Os seis módulos têm um total de 250 horas de formação.