Aviso à população – Chuva e trovoada forte no fim de semana

0
130
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Qual é a situação?
Começando no final do dia de hoje e prolongando-se pelo fim-de-semana, espera-se estado de tempo chuvoso, com especial incidência para a noite de sexta-feira para sábado, no sul do país; o final do dia de sábado e início da manhã de domingo, nas regiões do norte e centro; e a partir do final de domingo até segunda-feira, de novo na região sul.
O que pode acontecer?
A precipitação intensa pode alagar áreas de escoamento deficiente e potenciar a inundação de espaços fechados como habitações ou garagens. É igualmente possível a inundação de estradas e passagens inferiores, bem como o transbordo de cursos de água.
Tenha em consideração que após uma época com incêndios rurais, a qualidade da água pode estar comprometida e os movimentos de massa são mais prováveis. Se vive em áreas afetadas recentemente por incêndios, mantenha-se informado junto da sua autarquia, e evite passear ou estacionar em locais que possam ser afetados pelo deslocamento de grandes blocos rochosos, construções ou muros instáveis ou visivelmente danificados.
Como pode proteger-se?
Feche bem portas e janelas, e se habitar junto ao solo onde saiba que as inundações são recorrentes, remova do chão objetos de valor e procure impedir a entrada da água exterior com vedantes adequados à sua situação. Na sua habitação, verifique se os escoamentos estão desimpedidos. Na estrada guarde sempre uma distância segura, que lhe permita travar, utilize as luzes de cruzamento (médios) e não arrisque passar em áreas inundadas. Nunca atravesse cursos de água, porque pode ser arrastado dentro do seu veículo. Nas primeiras chuvas de Outono os pisos ficam mais escorregadios devido aos óleos e outras impurezas que se acumulam durante a época seca. Conduza com precaução.
Se existir uma história recorrente de inundações em garagens na sua área de residência, evite estacionar o seu veículo no seu interior. Evite igualmente estacionar o veículo junto a arribas ou declives, porque a chuva pode reduzir a solidez desses solos levando a deslizamentos.
Os episódios de precipitação intensa são muitas vezes acompanhados de vento forte. Verifique se tem objetos soltos nas suas janelas e remova-os se não tiver uma fixação mais forte.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.