Teatro Gil Vicente

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
A 2 de Fevereiro de 1942 o Presidente Francisco Honorato da Costa Ramos expõe em reunião de Direcção que nos contactados efectuados com o Dr. Luis Forcada, procurador do proprietário do Teatro Gil Vicente, se apurou que o proprietário estava disposto a vender o imóvel pela importância de 70 mil escudos, propondo 50 mil escudos pagos no acto da escritura e os restantes 20 mil escudos a pagar em prestações mensais.

A Direcção considerou vantajosa a compra nestas condições e resolveu submeter o assunto à Assembleia-geral. Assim, em 3 de Março de 1942 é convocada uma Assembleia Geral extraordinária para de se deliberar sobre a aquisição do Teatro Gil Vicente. A Assembleia realizou-se no salão de cinema do Casino da Praia cedido pelo proprietário. Aberta a Sessão, o Presidente Dr. Costa Ramos, fez uma resenha do que foi a Associação nos tempos quando tinha a sede no Teatro Gil Vicente e da Associação sem sede. Informou as diligências que a Direcção vinha fazendo junto do proprietário e seu procurador e expôs as vantagens de adquirir o Teatro. Intervêm depois outros associados discordando da ideia e propondo que a Associação deveria construir uma sede e um quartel próprio. Fala depois o 1º Comandante dos Bombeiros José Joaquim d’ Aguiar Segurado, sobre as demarches que há alguns anos se vinham realizando nesse sentido junto da Câmara Municipal, mas sem êxito por causa do terreno na Rua do novo Hospital. Intervém depois o procurador do proprietário do Teatro, Dr. Luis Forcada Garcia, convidado especialmente para esta Assembleia referindo que vem da parte do proprietário para negociar o Teatro com a Associação e nas melhores condições.

Então o Presidente da Assembleia põe a proposta da Direcção à aprovação e esta é aprovada por unanimidade. No dia 20 de Abril de 1942 o presidente da Direcção informa os restantes membros dos Corpos Sociais da Associação que, em resultado de várias demarches efectuadas, tinha ficado acordada com o procurador do proprietário do Teatro a possibilidade de a compra ser feita por 64 mil escudos, pagos a pronto, em vez dos 50 mil escudos a pronto acrescidos de 20 mil escudos em prestações como de principio se assentou. Esta alteração foi aprovada por unanimidade dos elementos da Direcção.

A 27 de Maio de 1942 foi feita uma escritura de débito da quantia de 25 mil escudos a Joaquim Nunes Ereira, que emprestou esta quantia à Associação para a compra do Teatro Gil Vicente, com o juro de 1,5% ao ano.

No dia 2 de Junho de 1942 o Dr. Manuel Ribeiro e o Dr. Ricardo Espírito Santo Silva puseram à disposição da Associação a importância de 20 mil escudos, também destinada à aquisição do Teatro Gil Vicente, no seguintes moldes: Dois mil escudos oferecidos pelo Dr. Manuel Ribeiro Espírito Santo Silva. Dois mil escudos como oferta do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa; Seis mil escudos oferecidos pelo Dr. Ricardo Espírito Santo Silva e os restantes dez mil escudos emprestados sem juro e sem prazo para o seu pagamento.

No ano seguinte resolvem oferecer este débito à Associação.

No dia 4 de Junho de 1942 foi assinada a escritura de compra do Teatro Gil Vicente, ficando como sede própria da Associação depois de um pleito que durou 13 anos. Intervieram como outorgantes Dr. Francisco Honorato da Costa Ramos, Presidente da Direcção da Associação e o Dr. Luis Forcada, como procurador do vendedor. À tarde, na janela do edifício, foi içada a bandeira da Associação, queimando-se de seguida centenas de morteiros e foguetes em sinal de regozijo.

O Teatro Gil Vicente, foi inaugurado em 19 de Setembro de 1869 pelo seu proprietário Manuel Rodrigues de Lima, era na altura um teatro luxuoso com uma lotação de 500 lugares, sendo 126 na plateia, cujas cadeiras tinham assento em palhinha, 10 frisas com 84 lugares, 18 camarotes com 90 lugares e uma galeria para 200 lugares. A partir de 4 de Junho de 1942 passa a ser propriedade e sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.